segunda-feira, 3 de março de 2014
DA UTILIDADE DESTE BLOG
O título supra foi tomado de empréstimo daquela famosa crônica do Drummond, que estamos todos acostumados a ver nos livros didáticos, ''Da utilidade dos animais''. A crônica, que é uma das várias amostras da prodigiosidade do escritor de Itabira, fala a respeito de uma professora que observa aos alunos a diversidade da fauna do planeta, e a importância de preservá-la. Mas se contradiz, ao falar da suculência de suas carnes, e de sua utilidade para fabricação de inúmeras coisas (pincel, casaco, mala). É. De notícias e não notícias faz-se a crônica.
A palavra ''literatura'' se origina do latim ''litteris'' e significa letras. Mas, cá entre nós, literatura é muito mais do que isso. Antes de tudo, uma arte. Literatura é sentimento, é sensibilidade, é a amostra das mil facetas do ser humano. Literatura são todas as emoções que um texto, criativo ou repetitivo, de um amador ou de um profissional, podem provocar em quem lê. A literatura é o retrato da vida. Como bem disse Oscar Wilde ''A literatura antecipa sempre a vida. Não a copia, amolda-a aos seus desígnios.'' Tanto escritas como ditas, as palavras são poderosas. ''A palavra é o meu poder sobre o mundo'', como disse Clarice Lispector.
Este é o meu espaço, onde vou finalmente colocar para fora tudo o que sei, e que anseio compartilhar. É de praxe do ser humano aprender e ensinar. Aqui, vou narrar história inventadas e reais, história inventadas baseadas em reais, invenção e veridicidade. A vida da gente, o caminho trilhado pela humanidade é uma história e estória pitoresca, concorda?
Mas não irei apenar contar. Também vou comentar e opinar. Ou não tenho direito de falar sobre o que eu gosto? Quero falar não apenas de literatura, mas de história, música, cinema, artes plásticas, teatro, internet, política, religião, comportamento, atualidades. Quero expôr o que eu penso, a minha maneira de encarar essas coisas, a vida em geral. Enfim, tudo o que eu achar digno de ser comentado. Já que têm tanta coisa por aí que é melhor ignorar...
Preparem-se. ''O maior espetáculo para o homem será sempre o próprio homem''. Se bem que acho que este espaço é meio reservado. Fechado para os que gostam de aprender, que almejam adquirir conhecimento. Como eu por exemplo. Aqui a gente vai trocar figurinha. O que eu sei vos ensino. O que vocês sabem, me ensinem, por favor. Já lestes o ''Inferno'' de Dante? Vou transcrever o aviso que se encontra acima da porta de entrada do inferno. Calma, aqui não é o famigerado lugar! Na inscrição diz assim: ''Deixai toda a esperança, ó vós que entrais''. Mas, meus caros Dantes e Virgílios, este blog é outra coisa. ''Deixai toda a ignorância, ó vós que acessais''. E assim a gente fica combinado. Amém.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arrasou Kaio...
ResponderExcluirFico feliz que agora poderá externar e compartilhar conosco sua criatividade e sapiência.
Prof. Magda
Muito obrigado! Agradeço primeiramente à Deus e depois a senhora.
ResponderExcluir